A partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro, os bancos de todo o país passam a adotar a nova versão do sistema de devolução do Pix em situações de golpe e fraude. A medida tem como principal objetivo aumentar as chances de as vítimas recuperarem o dinheiro perdido e tornar o processo de contestação mais simples e rápido.
Com a atualização, os clientes poderão contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo da instituição financeira. Um botão específico foi criado para esse tipo de solicitação, facilitando o registro do pedido e agilizando a comunicação entre o banco e o usuário.
Outra mudança importante é a ampliação do rastreamento dos valores. Antes, o bloqueio ocorria apenas na conta que havia recebido o Pix contestado. Agora, o sistema também notifica automaticamente outras contas que tenham recebido parte do dinheiro, permitindo uma ação mais ampla para tentar reter os valores envolvidos na fraude.
Pelas novas regras, o prazo máximo para que o valor seja devolvido à conta da vítima é de até 11 dias. A iniciativa reforça as medidas de segurança no sistema de pagamentos instantâneos e busca dar mais proteção aos usuários diante do aumento de golpes envolvendo o Pix.
.
📝Reprodução: FJ

Comentários
Postar um comentário