Desfile em homenagem a Lula na Sapucaí gera reação e ações da oposição no TSE.


Parlamentares de partidos da oposição anunciaram nesta segunda-feira (16) que irão entrar com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após um desfile realizado na Marquês de Sapucaí que fez homenagem ao petista.

O enredo apresentado pela Acadêmicos de Niterói retratou a trajetória pessoal e política de Lula. Durante a apresentação, uma das alas mostrou o ex-presidente Michel Temer (MDB) retirando a faixa presidencial de Dilma Rousseff. Em seguida, a encenação exibiu Lula sendo preso, enquanto a faixa era entregue a um personagem caracterizado como o palhaço Bozo, figura associada por críticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência do desfile, foi representado o retorno de Lula ao poder e a prisão do personagem, acompanhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Após a apresentação, o partido Novo informou que pretende solicitar a inelegibilidade de Lula, alegando abuso de poder político e econômico. Segundo o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, a homenagem configuraria propaganda eleitoral antecipada com uso de recursos públicos.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também afirmou que irá protocolar uma ação no TSE. Em declaração, ele disse que pretende denunciar o que classificou como irregularidades relacionadas ao desfile e ao uso de dinheiro público.

Até o momento, não houve manifestação oficial do governo federal ou da organização do desfile sobre as acusações. O caso deverá ser analisado pela Justiça Eleitoral.
.
📝Reprodução: FJ

Comentários